HISTÓRIA
A 20 quilômetros de Paraúna, cidade localizada na região sudeste de Goiás, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra das Galés e da Portaria preserva uma riqueza geológica sem precedentes. Ocupando uma área de, aproximadamente, 30 mil hectares, essa unidade de conservação foi criada para proteger o entorno do Parque Estadual de Paraúna (PEPA) e toda riqueza ambiental local.





OBJETIVOS
A APA da Serra da Galés e da Portaria cumpre a função de evitar a degradação do meio ambiente presente no Parque Estadual de Paraúna, assegurando a proteção das áreas remanescentes de Cerrado, o conjunto paisagístico e os corpos hídricos da bacia do rio Formoso.
INFORMAÇÕES GERAIS
Compondo o Vale da Serra da Portaria encontra-se a Serra das Galés, que foi reconhecida em 1996 como Reserva Particular do Patrimônio Natural, e que é controlada pelo Ibama. Todo o conjunto natural da APA da Serra das Galés e da Portaria pertencem às bacias do Araguaia e Paranaíba.
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 5.573, de 18 de março de 2002 – Cria a APA Serra das Galés e da Portaria
LOCALIZAÇÃO
Localiza-se no município de Paraúna, há 156 quilômetros da capital Goiânia, acessada pela rodovia estadual não pavimentada GO-411.
ATRATIVOS
Na APA Serra das Galés e da Portaria encontra-se um dos cartões postais da cidade, o Cálice de Pedra, como foi batizada a formação rochosa. Para acessá-lo, basta percorrer uma trilha de aproximadamente um quilômetro dentro da mata, em uma caminhada em meio a formações rochosas esculpidas pela ação do vento e chuva. Trata-se de um conjunto de pedras avermelhadas que simulam formatos inusitados como tartaruga, uma figura indígena, entre outros exemplos.
A vegetação predominante na região é a de floresta estacional semidecidual e de cerrado. Além da contemplação dos elementos geológicos da região a APA também conta com área de banho e camping (Banho Formosinho), hotel fazenda com vista para a Serra da Portaria, além da vestigial muralha de pedra, um conjunto de rochas perfiladas formando uma estrutura similar a um muro.





VISITAÇÃO
A APA está situada em propriedades rurais particulares, portanto a sua visitação está condicionada as normas vigentes dos estabelecidos credenciados ao recebimento de visitantes.
CONTATOS
Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Emergências Ambientais – SUC: (62) 3201-5295
Gerência de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação – GEMUC: (62) 9 9696-0331
Gerência de Criação, Regularização Fundiária e Suporte à Gestão de Unidades de Conservação – GEREF: (62) 9 9952-2041





