Search
Close this search box.

Área de Relevante Interesse Ecológico Águas de São João – ARIE Águas de São João

HISTÓRIA

A histórica cidade de Goiás abriga uma riqueza mineral que está sendo cuidadosamente preservada pela Área de Relevante Interesse Ecológico Águas de São João (ARIE Águas de São João), uma unidade de conservação de uso sustentável localizada no distrito de mesmo nome.

OBJETIVOS

Criada pelo Decreto Estadual nº 5.182, em 13 de maio de 2000, esta área abrange modestos 24,91 hectares. A ARIE ASJ tem como objetivo a preservação dos mananciais, da flora, da fauna e do paisagismo na região de origem das águas sulfurosas, as quais são apreciadas por aqueles que buscam os benefícios terapêuticos de seu uso.

LEGISLAÇÃO

Decreto Estadual nº 5.182, de 13 de março de 2000 – Cria a Arie São João

LOCALIZAÇÃO

Localizado às margens da GO-070 na zona urbana do distrito de São João (município da cidade de Goiás). A ARIE Águas de São João está 78 km distante do município de Goiás e 217 Km de Goiânia.

     

ATRATIVOS

Uma trilha com aproximadamente 300 metros, serpenteando por uma mata densa, leva os visitantes até a fonte de água sulfurosa, amplamente apreciada. Munidos de garrafas, os visitantes captam a água para uso pessoal, aproveitando os benefícios terapêuticos que ela proporciona. O local também oferece opções de paradas contemplativas, proporcionando aos visitantes a oportunidade de observar a natureza ao seu redor.

Além de apreciar as belezas naturais, os visitantes no mês de julho têm a oportunidade de testemunhar a alvorada que marca o início da Festa em Louvor a São João Batista. O evento se inicia com as badaladas dos sinos, seguidas por um delicioso Café da Manhã Coletivo. A festividade tem a duração de sete dias repletos de shows, leilões, bingos e atrações culturais, proporcionando aos participantes uma experiência única de celebração e confraternização.

VISITAÇÃO

A ARIE São João está aberta a visitação.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Na ÁRIE Águas de São João ficam proibidos:
– a instalação de atividade de exploração mineral que possam causar alterações na quantidade e na qualidade das águas sulfurosas;
– o exercício de atividade que prejudique ou impeça a regeneração das plantas nativas;
– as ações que ofereçam riscos à sobrevivência das espécies da biota nativa existente no local;
– a colheita de produtos naturais, quando a mesma coloca em risco a conservação ou o equilíbrio homeostático dos ecossistemas da ARIE.

CONTATOS

Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Emergências Ambientais – SUC: (62) 3201-5295

Gerência de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação – GEMUC: (62) 9 9696-0331.

Gerência de Criação, Regularização Fundiária e Suporte à Gestão de Unidades de Conservação – GEREF: (62) 9 9952-2041.

Coordenador da Unidade de Conservação: Maurício da Veiga Jardim Jácomo

E-mail: mauricio.jacomo@goias.gov.br

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram