HISTÓRIA
O Parque Estadual Águas do Paraíso (PEAP) é uma das mais recentes unidades de conservação instituída pelo Governo de Goiás, em 11 de setembro – em celebração do Dia do Cerrado, no ano 2000. Ele é o guardião da Catarata dos Couros, um paradisíaco complexo de cachoeiras formada pelo rio de mesmo nome, que conquista a atenção de turistas vindos de diversas partes do mundo, muito antes do parque ter sido instaurado.
O PEAP ocupa em sua totalidade 5.682,44 hectares, onde estão contempladas espécies características do Cerrado brasileiro, trilhas que conduzem ao leito do rio dos Couros, e uma rica variedade de fauna, ideal para quem aprecia o contato com a natureza, em sua forma mais preservada e intacta.





OBJETIVOS
O Parque Estadual Águas do Paraíso é uma área rica em biodiversidade e belezas cênicas, que teve na sua delimitação o objetivo de se fazer a preservação do patrimônio ambiental e turístico de importante área que integra a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto. Além da manutenção da fauna e flora, e o correto uso dos recursos hídricos, o PEAP também é aberto à realização de pesquisas científicas. A manutenção do entorno das cataratas e a preservação das características histórico-culturais, socioeconômicas e paisagísticas também foram determinantes para a sua criação.



INFORMAÇÕES GERAIS
Para os apreciadores da natureza, o passeio pelo PEAP reserva o contato direto com uma área remanescente de Cerrado nativo, rica em frutos e plantas medicinais. Além de proporcionar o encontro com animais nativos como cervos, seriemas, o raro pato mergulhão, e demais espécies que habitam esse rico bioma.
Moradores locais relatam que o rio dos Couros recebeu esse nome por ter sido bastante utilizado na lavagem do couro de cervos abatidos pelos bandeirantes para alimentação durante sua passagem pelas terras goianas.
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 9.712, de 14 de setembro de 2020 – Criação do PEAP
LOCALIZAÇÃO
Saindo de Alto Paraíso de Goiás sentido São João D´Aliança, pela GO-118, pegar a estrada vicinal GO-575 à direita 5 quilômetros após a pousada Paradise Ranch, cerca de 18 quilômetros do pórtico principal da cidade de Alto Paraíso. Há uma sinalização da entrada para a estrada vicinal. Percorrer a estrada que leva à entrada do parque respeitando a sinalização de indicação do parque, por cerca de 20 quilômetros.
ATRATIVOS
O PEAP oferece duas opções para os apreciadores de caminhada em meio à natureza (trecking). Uma das trilhas conduz ao trilheiro percorrer o Cerrado nativo rumo a última cachoeiras do complexo, enquanto o visitante vislumbra a sequência do rio do alto, e se depara com formações rochosas características. Uma caminhada de aproximadamente 3 quilômetros em terreno plano, até o início da descida rumo a Pedra do Mirante.



A segunda trilha é feita às margens do rio dos Couros e permite ao visitante ter acesso imediato a cada uma das quatro principais quedas do rio. Quem opta por seguir essa trilha, se depara primeiramente com a queda da Cachoeira da Muralha, que recebeu esse nome por ser formada por um paredão maciço de rochas. Apenas 500 metros e uma descida por uma trilha bem demarcada conduzem a essa deslumbrante queda, que impressiona pela extensão da queda. Em épocas chuvosas (novembro a março), o volume de água chega a completar toda a extensão da muralha, se tornando menos densa nos períodos de seca.



Ao seguir a trilha que margeia o rio dos Couros, o trilheiro vai se deparar com uma extensão do leito do rio onde são formadas diversas piscinas naturais, conhecidas por Prainha.



A segunda queda batizada de Almecegas 1000 é tão impressionante pela extensão quanto a primeira. As águas que vertem para a queda são recepcionadas pelo solo rochoso que permite ao turista se aproximar caminhando até a queda, sem a formação do tradicional poço.



Poucos minutos de caminhada levam à terceira queda da catarata dos Couros, que se inicia no Véu da Noiva. Seguindo o fluxo do rio temos o Parafuso, um afunilamento do leito, onde um grande volume de água passa por um estreito canal e logo na sequência um convidativo poção, denominado Butijão convidativo para o banho.


A última e impressionante queda é a do Mirante, onde as águas do rio dos Couros parecem verter para o infinito em uma queda de aproximadamente 40 metros. Essa é a única queda do rio que não é voltada para o banho, devido à altura da queda. Mas permite um dos momentos contemplativos mais belos de todo o trajeto, e belas fotos. Neste ponto de contemplação temos um mirante em frente a queda da Cachoeira do Abismo, que permite a visualização ao nível da queda da cachoeira e um pouco mais acima temos um belo ponto de visualização do cânions do rio dos Couros.


Clique aqui e acesse o Guia de Trilhas do Parque
VISITAÇÃO
Não há cobrança para acessar o Parque Estadual Águas do Paraíso, no entanto, a SEMAD definiu que seu acesso deve ser feito por grupos de até no máximo seis pessoas, obrigatoriamente acompanhados de condutor devidamente credenciado junto à administração do parque.
Visitas técnicas, científicas ou com caráter pedagógico devem ser solicitadas à administração do parque com o prazo mínimo de 15 dias de antecedência.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Horário de funcionamento: 8 às 17 horas. Entrada permitida até às 15 horas;
Proibida a entrada e consumo de bebidas alcoólicas no interior do parque;
Proibido acender fogueiras, churrasqueiras e fogareiros;
Proibido acampar no interior do parque, inclusive no estacionamento;
Proibido entrada e permanência de animais domésticos, inclusive no estacionamento;
Proibido uso de drones e equipamentos cinematográficos profissionais sem autorização prévia;
Proibido escalar e saltar a partir de pedras e paredões das cachoeiras
Proibido retirar quaisquer elementos do parque, seja origem biológica ou mineral;
Proibido gravar nomes, datas ou sinais nas pedras, árvores, imóveis, placas ou outros bens do parque;
É aconselhado o uso de sapatos fechados ao percorrer as trilhas;
Todo o lixo gerado deve ser descartado em local adequado fora do parque, inclusive orgânicos (cascas de frutas, restos de comida e papel higiênico).
CONSELHO CONSULTIVO
Na data de 30 de janeiro de 2024 foi publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás o Edital de Convocação Nº1/2024. O edital de convocação define as regras para as indicações dos representantes de órgãos/entidades públicas e representantes da sociedade civil organizada para compor o CONPEAP.
Composição atual do CONPEAP
CONTATOS
Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Emergências Ambientais – SUC: (62) 3201-5295.
Gerência de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação – GEMUC –: (62) 9 9696-0331.
Gerência de Criação, Regularização Fundiária e Suporte à Gestão de Unidades de Conservação – GEREF: (62) 3265-1340.
Coordenador da unidade de conservação: Mozart Caetano de Freitas Júnior.
E-mail: mozart.junior@goias.gov.br