Search
Close this search box.

Parque Estadual Águas Lindas – PEAL

HISTÓRIA

Criado no ano de 2019, em pleno Dia Mundial da Água (22 de março), o Parque Estadual Águas Lindas (PEAL) possui pouco mais de 2 mil hectares às margens da barragem do rio Descoberto, na região central do Estado de Goiás.

Sua delimitação permite ao Estado ampliar medidas de conservação da sua fauna e flora, assim como controlar a ocupação do solo na região, autorizar pesquisas científicas e a realização de trabalhos com cunho de educação ambiental.

OBJETIVOS

O PEAL foi criado com o objetivo de preservar nascentes e mananciais que abastecem a região do entorno do Distrito Federal, sendo uma região valiosa pelos seus recursos hídricos. Na ocasião da sua criação também foi assinado o termo de cooperação entre os governos de Goiás e do Distrito Federal para a implantação do projeto Produtor de Água na Bacia do Descoberto.

INFORMAÇÕES GERAIS

Ele tornou-se o 12º parque estadual a ser criado pelo Governo. Em seu decreto de criação, ficou a cargo do executivo goiano promover as medidas de proteção e gestão, em parceria com entes responsáveis pela gestão dos recursos hídricos no Distrito Federal. Ele está localizado a 194 quilômetros da capital Goiânia e 57 quilômetros de Brasília.

LEGISLAÇÃO

Decreto nº 9.417, de 22 de março de 2019 – Criação do Parque Estadual Águas Lindas

LOCALIZAÇÃO

O acesso ao Parque Estadual de Águas Lindas se dá pela BR-070, na altura do quilômetro 20, rumo à Barragem do rio Descoberto, no município de Águas Lindas de Goiás.

     

ATRATIVOS

No Parque possui uma trilha onde ciclistas percorrem toda sua extensão, em busca de conscientização ambiental. É possível ao atravessar essa trilha, ter toda uma visão panorâmica da barragem do rio Descoberto e também dos campos de murundus (APP), que se caracterizam-se pela ocorrência de solos hidromórficos, e muito importante atuando como zona de recarga de aquífero ou lençol freático.

Nos últimos dois anos, em parceria com a SEMMA Águas Lindas, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, ocorreu o Pedal Ambiental nessa trilha.

No entanto, é importante destacar que o parque ainda carece de infraestrutura própria para receber visitantes. O acesso ao PEAL não é controlado e tem sido utilizado por pessoas interessadas em realizar caminhadas contemplativas em meio à natureza.”

No parque também possui um “mirante” natural, onde é possível visualizar todo o seu perímetro e onde também a população local, para fazer suas orações e agradecimentos.

VISITAÇÃO

Atualmente o parque não dispõe de infraestrutura física para receber seus visitantes, entretanto a sua visitação é permitida respeitando as premissas básicas de conservação.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Esteja preparado para a atividade que você deseja realizar.
Não saia da trilha.
Traga água e lanche. Prefira frutas, castanhas ou sanduíches leves.
Utilize roupas adequadas, boné e calçado fechado.
Use protetor solar e repelente contra insetos.
Observe, mas não recolha flores, frutos ou pedras dos locais que você está visitando
Não alimente ou incomode os animais.
Todo lixo que você produzir na trilha deverá ser trazido de volta, inclusive o lixo orgânico.
Tenha consciência de que atividades em ambientes naturais envolvem alguns riscos, seja responsável pela sua segurança.

CONTATOS

Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Emergências Ambientais – SUC: (62) 3201-5295

Gerência de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação – GEMUC : (62) 9 9696-0331

Gerência de Criação, Regularização Fundiária e Suporte à Gestão de Unidades de Conservação – GEREF : (62) 9 9952-2041

Coordenadora da Unidade de Conservação: Laura Fernanda Ferreira Arantes Gonçalves

E-mail: laura.goncalves@goais.gov.br / peal.meioambiente@goias.gov.br

Shared post on

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram