HISTÓRIA
Próximo à divisa com Minas Gerais, na região Sul do Estado de Goiás, um parque com características próprias foi criado. Trata-se do Parque Estadual da Mata Atlântica – PEMA, que conserva resquícios da Mata Atlântica em pleno Centro-Oeste brasileiro. Banhado pelo rio Paranaíba e pelas águas verde esmeralda do Lago das Brisas, são destaques do PEMA a presença abundante de mata frondosa de grande porte, e a quantidade expressiva de água que margeia toda a extensão do parque.
O Parque da Mata Atlântica está localizado no município goiano de Água Limpa, há 247 quilômetros da capital Goiânia. Sua delimitação legal lhe conferiu pouco mais de 938 hectares (938,3528 hectares para ser exato), voltados para a preservação de nascentes, mananciais, flora e fauna presentes na região.




OBJETIVOS
Destinada a preservar os resquícios florestais com características morfológicas do tipo Mata Atlântica, ocorrente na bacia do rio Paranaíba.



INFORMAÇÕES GERAIS
São presentes na área delimitada pelo Parque Estadual da Mata Atlântica uma rara fauna composta por animais ameaçados de extinção como onças, antas, lobos e demais espécies características do bioma Cerrado.
A flora do PEMA apresenta exemplares clássicos da mata atlântica com destaque para as árvores de grande porte: jatobá, jequitibá e a peroba rosa. A região também é fortemente marcada pela presença de gameleiras, que despontam em meio aos ambientes florestais e pastagens.
O PEMA diferencia-se dos demais parques estaduais por trazer esse exemplar único de floresta densa e de grande porte, permitindo que as trilhas em meio a ela conduzam a passeios contemplativos, envoltos na sombra de copas tão altas e imponentes.
Parcerias estabelecidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) com instituições de ensino superior têm permitido receber pesquisadores interessados em estudar o comportamento da fauna e flora presentes no Parque Estadual da Mata Atlântica. Como parte da infraestrutura disponível, a sede do Parque serve de alojamento para tais pesquisadores, que chegam a passar meses imersos em trabalhos de campo.


LEGISLAÇÃO
Decreto nº 6.442, de 12 de abril de 2006 – Cria o Parque Estadual da Mata Atlântica
LOCALIZAÇÃO
O Parque Estadual da Mata Atlântica está localizado há 247 quilômetros de Goiânia e a 22 quilômetros do município de Água Boa, sendo acessado via GO-309.
ATRATIVOS
O Parque Estadual da Mata Atlântica possui uma área vasta de vegetação remanescente de mata atlântica, onde estão preservadas espécies raras como a peroba rosa, árvore que já foi símbolo do Estado de Goiás, e que impressiona pelo seu porte.
Ele é banhado pelas águas verde esmeraldas do Lago das Brisas e possui mata ciliar preservada pela ação dos agentes de conservação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que fazem o monitoramento do acesso à área, que é restrita.
Sua sede serve de abrigo a pesquisadores devidamente autorizados a desenvolverem seus trabalhos de campo na unidade de conservação.




VISITAÇÃO
O Parque Estadual da Mata Atlântica é aberto à visitação pública.
CONTATOS
Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Emergências Ambientais – SUC: (62) 3201-5295.
Gerência de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação – GEMUC: (62) 99696-0331.
Gerência de Criação, Regularização Fundiária e Suporte à Gestão de Unidades de Conservação – GEREF: (62) 9 9952-2041.
Coordenador da Unidade de Conservação: Maurício Vianna Tambellini
E-mail: mauricio.tambellini@goias.gov.br / pema.meioambiente@goias.gov.br










