Search
Close this search box.

Parque Estadual de Paraúna – PEPA

HISTÓRIA

O Parque Estadual de Paraúna – PEPA está localizado em uma região onde as altitudes variam de 690 a 890 metros, e que despertam olhares pela beleza do seu conjunto geológico. Estudos conduzidos por geólogos mostraram que a formação rochosa da região data da era permo-carbonífera, contando cerca de 290 milhões de anos. Ações causadas pelas intempéries conferiram às rochas assumirem formas originais.

OBJETIVOS

O Parque Estadual Paraúna foi criado para preservar dois importantes monumentos geológicos marcantes da região, as Serras das Galés ao leste e da Portaria a Oeste, totalizando uma área de 3.250 hectares. 

INFORMAÇÕES GERAIS

As serras das Galés e da Portaria são motivos de orgulho dos moradores locais, como também os intrigam pelas histórias místicas e lendas que a envolvem e falam sobre a visitação de estranhas criaturas atraídas pelas suas belezas.

A mais famosa dela é o cálice de pedra, uma escultura natural que lembra uma taça e que inspirou a cidade a adotá-la como seu símbolo principal. No entanto, além do emblemático cálice, diversas outras formações em arenito se destacam no Parque, e impressionam pela semelhança com elementos como Tartaruga, a Esfinge, uma figura indígena, uma máquina de escrever, entre outros. Essas esculturas da natureza foram sendo moldadas graças a ação do vento e da chuva ao longo de milhares de anos, tornando-se uma galeria de arte a céu aberto.

LEGISLAÇÃO

Decreto nº 5.568, de 18 de março de 2002 – Cria o Parque Estadual de Paraúna – PEPA

LOCALIZAÇÃO – COMO CHEGAR

A cidade de Paraúna está localizada a 148 quilômetros da capital Goiânia. De lá, o acesso ao parque se dá pela BR-060, a apenas 20 quilômetros do centro da cidade por vias não pavimentadas (GO-411).

     

ATRATIVOS
Trilhas pelos monumentos geológicos – Serra das Galés

A todos que apreciam caminhadas em contato com a natureza, o Parque Estadual de Paraúna é um atrativo perfeito. Em meio a vegetação nativa de cerrado sensu stricto, o visitante pode percorrer trilhas largas, planas e bem marcadas aproximadamente mil metros até o contato visual com inúmeras formações rochosas com as mais variadas formas, com destaque para as formações de “Cálice”, “Cruz” e “Tartaruga”. O passeio também reserva o contato com a natureza, contemplando diferentes elementos de fauna e flora típicos do bioma Cerrado.

Trilha ao topo da Serra da Portaria

É possível acessar o pico da Serra da Portaria na porção oeste do Parque, por meio de propriedades particulares. A caminhada é feita em trilha estreita e com grau de dificuldade elevado, percorrendo aproximadamente 1.200 metros de caminhado até o pico da Serra. Partindo de uma altitude inicial de 665m e final de 825m, o visual em cima da Serra da Portaria é de tirar o fôlego, com visão panorâmica de 360°, incluindo uma vista única para a Serra das Galés. A trilha é recomenda apenas a trilheiros mais experientes.

VISITAÇÃO

O Parque ainda não dispõe de infraestrutura física no local para acomodação dos visitantes, entretanto está aberto à visitação. Recomenda-se a visitação ao local durante o período diurno. A entrada no Parque Estadual de Paraúna é gratuita e o local é aberto à visitação. Para acessá-lo, é indicado que o visitante vá entre 6h e 17h.

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Esteja preparado para a atividade que você deseja realizar.
  • Não saia da trilha.
  • Traga água e lanche. Prefira frutas, castanhas ou sanduíches leves.
  • Utilize roupas adequadas, boné e calçado fechado.
  • Use protetor solar e repelente contra insetos.
  • Observe, mas não recolha flores, frutos ou pedras dos locais que você está visitando
  • Não alimente ou incomode os animais.
  • Todo lixo que você produzir na trilha deverá ser trazido de volta, inclusive o lixo orgânico.
  • Tenha consciência de que atividades em ambientes naturais envolvem alguns riscos, seja responsável pela sua segurança.

CONTATOS

Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Emergências Ambientais – SUC: (62) 3201-5295.

Gerência de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação – GEMUC (62) 9 9696-0331.

Gerência de Criação, Regularização Fundiária e Suporte à Gestão de Unidades de Conservação – GEREF : (62) 9 9952-2041.

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram