Search
Close this search box.

Parque Estadual Telma Ortegal – PETO

HISTÓRIA

Superado, jamais esquecido!

Essa é uma das frases transmitida aos visitantes do Parque Estadual Telma Ortegal (PETO). Uma unidade de conservação criada pelo Governo de Goiás com o objetivo principal de servir como depósito seguro para as toneladas de rejeitos radioativos provenientes do acidente radiológico com o Césio-137, na capital Goiânia, em 1987.

Localizado na região metropolitana da capital, na cidade de Abadia de Goiás, o PETO abriga uma área total de 165,9629 hectares, delimitados pela Lei n.º 12.789 de 26 de dezembro de 1995, e em cumprimento às condições estabelecidas pela Licença Prévia n.º 034 de 20/12/94, que considera o depósito local definitivo para os rejeitos radioativos.

OBJETIVOS

Em 1989, o Parque Estadual Telma Ortegal passou a abrigar o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), tendo como objetivo o acompanhamento das atividades decorrentes do acidente radiológico. Técnicos do Centro de Ciências Nucleares participaram ativamente na ocasião do acidente, dedicando-se ao processo de descontaminação dos diversos locais atingidos pelo elemento radioativo, que acabou levando a toneladas de rejeitos.

INFORMAÇÕES GERAIS

Diversos contêineres foram utilizados para armazenar os materiais contaminados que, após exaustivos estudos técnicos, principalmente relacionados aos levantamentos geológicos, sociais e econômicos, elegeram a Cidade de Abadia de Goiás para receber o material e, consequentemente, o parque memorial.

Em 1991, foram conduzidos os estudos para a construção do depósito definitivo e da área voltada à educação ambiental e nuclear, em um trabalho conjunto entre o Governo Federal, por meio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Governo de Goiás, o que tornou possível a construção o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste, dentro do PETO. Devido à sua característica peculiar, o Parque está submetido ao controle de normas de preservação ambiental estabelecidas pelo Ibama e pelo CNEN.

Apesar do seu objetivo principal ser a promoção do conhecimento sobre segurança do local que abriga o depósito dos rejeitos do Césio 137, ele também serve como importante centro de transmissão de conhecimento sobre energia nuclear, suas aplicações, riscos e benefícios, sendo um lugar propício para o desenvolvimento de projetos educacionais, recreativos, científicos e ambientais.

O PETO está localizado na área da bacia hidrográfica do ribeirão Dourado, afluente do rio Meia Ponte.

LEGISLAÇÃO

Lei nº 12.789, de 26 de dezembro de 1995 – Cria o Parque Estadual de Abadia de Goiás
Lei nº 13.166, de 17 de novembro de 1997 – Denomina Parque Estadual Telma Ortegal

LOCALIZAÇÃO

Situado no município de Abadia de Goiás, a aproximadamente 24 km do centro de Goiânia. O acesso é pela BR-060, totalmente asfaltada.

     

ATRATIVOS
Trilhas
O Parque Estadual Telma Ortegal é recortado por diversas trilhas que levam os visitantes a percorrer áreas de vegetação nativa ou reflorestadas, contemplando áreas de floresta estacional semidecidual e de transição, enriquecidas pela presença do cerrado aberto. Para permitir a visitação de pessoas com necessidades especiais, o parque possui equipamentos de acessibilidade.

O passeio pelas trilhas revela o contato com pássaros e animais nativos do Cerrado brasileiro, além de promover uma verdadeira imersão em uma rica flora. Algumas trilhas conduzem a áreas de convivência e recreação que foram construídas para permitir o maior contato do visitante com a natureza.
Dentre as trilhas destacam-se a trilha do Quati e do Tamanduá. A primeira é adequada para diferentes públicos, como observadores de aves, escolas, pessoas com dificuldade de mobilidade, entre outros. Ela tem aproximadamente 700 metros em ambiente de Cerrado próximo a sede do Parque.

Já a trilha do Tamanduá é mais recomendada para os ciclistas, especialmente aos aventureiros do Moutain Bike, cujo percurso total 8,8 quilômetros e conta com diversos obstáculos, tais como pontes sob cursos d´água, ladeiras, curvas rampas e até ponte suspensa. Ela também pode ser utilizadas por outros públicos, como ciclistas convencionais, caminhadas e observação de pássaros, pois há a possibilidade de fragmentar o percurso da trilha.

Sede e centro de informações
A sede do PETO, além de servir como ponto de apoio aos visitantes, com oferecimento de banheiros e água potável.

Área de Lazer
O Parque também dispõe de área de lazer de uso público, com churrasqueira, cozinha equipada, parquinho, quiosques e vestiários masculino e feminino, apropriado para o lazer das famílias, assim como para diferentes tipos de eventos

Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CNEN)
O PETO abriga as instalações do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste, uma área construída com laboratórios, administração, manutenção e serviços. Durante os próximos 50 anos, a CNEN realizará o controle institucional da área, acompanhando e garantindo a segurança do repositório por intermédio do Laboratório de Radioecologia, desenvolvendo pesquisas nas áreas de ciências ambientais e nucleares para todo o Centro-Oeste brasileiro e treinando profissionais em parceria com organizações educacionais e científicas.

O CNEN conta com Centro de Informações onde está instalada uma biblioteca pública com literatura sobre energia nuclear e o Césio-137, além de sala de exposição com maquetes e banners relacionados às estruturas do CNEN, assim como a história do Césio-137 no estado de Goiás.

O Centro de Informações também disponibiliza palestras agendadas as escolas às terças e quintas-feiras, além das visitas guiadas ao público em geral a Área de Depósito, local o qual está enterrado o Césio-137.

Torre de Observação
O PETO também dispõe de Torre de Observação instalada em frente a Área de Depósito do Césio-137, local adequado para observação da paisagem, área urbana de Abadia de Goiás, composição vegetacional do entorno, além de observar todos os campos, onde o Césio-137 foi enterrado.

VISITAÇÃO
O Parque Estadual Telma Ortegal é aberto à visitação de segundas a sextas-feiras, das 6h às 18h.

Clique aqui e acesse o Guia de Trilhas do Parque

CONTATOS
Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Emergências Ambientais – SUC: (62) 3201-5295.

Gerência de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação – GEMUC : (62) 9 9696-0331.

Gerência de Criação, Regularização Fundiária e Suporte à Gestão de Unidades de Conservação – GEREF: (62) 9 9952-2041.

Coordenador da Unidade de Conservação: Tiago Cintra de Oliveira Tel: (62) 99608-3067

E-mail: tiago.oliveria@goias.gov.br / peto.meioambiente@goias.gov.br

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram